3ª Corra por Elas doa mais de R$ 89,9 mil para entidades de Brusque
​Corrida solidária em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Associação dos Autistas de Brusque reuniu 1.300 atletas neste domingo
publicado em 01/10/2023

Com 1.300 atletas amadores e profissionais inscritos, a 3ª Corra por Elas, realizada na manhã deste domingo, 1º de outubro, arrecadou R$ 89.983,00 que serão doados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque e para a Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque (AMA).

A corrida solidária, que já entrou para o calendário de eventos da cidade, é realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) em parceria com o Rotary Club e o jornal O Município.
Atletas de todas as idades aproveitaram o domingo de tempo encoberto para se exercitar correndo 5km ou 10km pela avenida Beira Rio, ou então fazendo o percurso de 3km da caminhada. As crianças também se divertiram com a corrida kids e o projeto Pernas Solidárias, mais uma vez, mostrou toda a determinação de seus atletas cadeirantes cruzando a linha de chegada e emocionando o público.

Corrida solidária
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, reforça o caráter social do evento. “É um dia muito feliz para a história da nossa entidade. Reunimos mais de mil atletas e diversos patrocinadores para celebrar a vida e a saúde. Porém, o grande destaque é para a iniciativa social e a confiança inspirada por esse projeto, que destina 100% de sua arrecadação para entidades filantrópicas”, comenta Mauro.
Segundo ele, mais do que realizadora, a AmpeBr é uma grande entusiasta do projeto, que há três anos se soma com outras iniciativas sociais promovidas pela entidade. “Um dos pilares da nova diretoria era, justamente, contribuir ainda mais com a comunidade. Ao longo do ano, diversas ações são realizadas e esse trabalho é gratificante. A AmpeBr cumpre seu papel quando se coloca à serviço dos associados e das pessoas que vivem em Brusque e região”, destaca.
Durante a premiação, a AmpeBr anunciou que 75% do valor  arrecadado será destinado para a Rede Feminina, ou seja, R$ 67.488,00, e os outros 25% serão doados para a AMA: R$ 22.495,00.
A presidente da Rede Feminina de Brusque, Miriam Evangelista Ribeiro, destaca a importância do evento para a entidade. “Ganhamos mais de R$ 67 mil, valor muito importante para manter as nossas atividades, mas mais do que isso, é muito bom estar aqui junto com 1.300 atletas que se inscreveram e contribuíram”.
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque (Apae), que cedeu o espaço de sua sede para a corrida, foi beneficiada com a doação de alimentos também realizada pelos atletas participantes.

Sucesso de público
A diretora da AmpeBr e uma das organizadoras da 3ª Corre por Elas, Aparecida Leite, cita o sucesso dessa edição. “São mais de 1.300 atletas presentes, que representam 23 municípios e três estados brasileiros. Além disso, também reunimos alguns corredores da Venezuela. Só posso expressar minha gratidão por cada inscrito e por todos os nossos patrocinadores. Mais do que pessoas apaixonadas pelo esporte e pela saúde, reunimos atletas que acreditam nesta causa e estão sempre dispostos a ajudar”, comemora.
Também diretor da AmpeBr e organizador do evento, o empresário Irajá Trindade demonstrou satisfação com a 3ª Corra por Elas. “Nos esforçamos muito nessa realização porque a proposta é filantrópica e solidária, ou seja, o principal objetivo é contribuir com as entidades sociais. Por isso, só nos resta agradecer aos atletas, aos patrocinadores e aos grupos de assessoria. Um agradecimento também para a Apae de Brusque, que participou conosco dessa festa e gentilmente nos cedeu esse espaço maravilhoso”, relata.

Premiação
Além do caráter solidário, a Corra por Elas também é conhecida por ter uma das maiores premiações da região. Todos os atletas ganharam medalhas e além dos cinco primeiros colocados geral dos 5km e 10km masculino e feminino, os cinco primeiros colocados por idade, masculino e feminino, também receberam troféus.
Pelo terceiro ano, o campeão geral dos 5km masculino foi o atleta Rafinha de Oliveira, de Brusque, que comemorou muito o resultado. “É a minha terceira vitória consecutiva nesta prova. Eu estava preparado, focado e treinado para vencer. Só tenho a agradecer meus patrocinadores porque se não fosse eles, não teria força para treinar e competir.  Ano que vem vou treinar ainda mais para ganhar a quarta corrida seguida”.
A campeã geral dos 5km feminino é a atleta Suzete Antonieta Lizote Terres, de Itajaí. Esta foi a primeira vez que ela participou da Corra por Elas e pretende retornar para defender o título no próximo ano.
“A corrida é sensacional, valorização do atleta, percurso bom, troféu maravilhoso, muito bem organizado, e ainda é beneficente. Além de estarmos cuidando da saúde, estamos ajudando essas entidades que muito precisam”.
Durante o evento, a AmpeBr prestou homenagens para o empresário Marcelo Gevaerd, um dos apoiadores da corrida, que este ano completa 40 anos da loja Calçados Gevaerd, e também para a empresária Elizete Geanesine Félix, da Júlio Imóveis, que comemora 30 anos de participação em corridas de rua.

Confira os resultados das principais colocações da 3º Corra Por Elas:

5km Geral Feminino

3º Valdivino Cedadeu Lopes
4º Carlos Jarutais
5º Aquila Roux

Os demais resultados das colocações podem ser conferidos no site: