Alto Verão 2026: Desfile da 71ª Pronegócio reúne tendências da estação
Evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 13 de agosto
publicado em 14/08/2025

Cerca de 500 fabricantes, compradores e convidados prestigiaram na noite de quarta-feira, 13 de agosto, o desfile de moda da 71ª Pronegócio, realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) com o patrocínio do Sebrae. O tradicional evento foi realizado na Sociedade Santos Dumont, onde foi montada a passarela para a apresentação dos 92 looks das 23 empresas participantes, com as principais tendências da coleção Alto Verão 2026, nos segmentos feminino, masculino, infantil e plus size. 
Nesta 71ª edição, a Pronegócio está recebendo mais de 600 compradores de todo o Brasil. O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, afirma que o evento é uma grande conexão dos fabricantes com os lojistas. “A moda se movimenta nas passarelas, onde o comprador olha a peça e, no outro dia, chama aquela empresa para gerar negócio. Historicamente, o dia seguinte após o desfile é um dos mais movimentados da nossa rodada”.
Mauro destaca, ainda, que o desfile é uma oportunidade para networking e troca de informações entre fabricantes e convidados. O presidente informou que a meta de venda de peças já foi superada em 20%, logo no primeiro dia do evento.
“Isso mostra que o nosso evento está consolidado, os compradores estão vindo, os fabricantes também estão fazendo mercadoria para que a gente consiga dar continuidade na Pronegócio por muitos e muitos anos”.
Para Pedro Gilmar Fank, presidente da Fampesc, a Pronegócio é um case de sucesso, no qual toda a cadeia de confecção é beneficiada. "Compradores, fabricantes, as facções, as costureiras, todos saem ganhando. Essa interligação resulta em excelentes mercadorias com preços justos e competitivos, o que Brusque sabe fazer muito bem”, destaca.
Valdir Walendowsky, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, afirma que o governo precisa incentivar ações como as promovidas pela AmpeBr. “A prefeitura é parceira da AmpeBr na Escola de Costura e cada vez mais nós temos que fortalecer o nome da nossa cidade como uma referência têxtil, de confecção e moda”, avalia. 
No mesmo sentido, Luciane Scheuermann, analista de atendimento do Sebrae, destaca que a instituição apoia mais de 20 empresas participantes da Pronegócio, por meio do projeto Moda Catarina.
“É através do Polo Nacional da Moda que hoje o Sebrae de Santa Catarina consegue impulsionar essas empresas, possibilitando a participação na Pronegócio, e também trazer novas tendências, verificar o que tem de novo no mercado, e, com isso, auxiliar nas vendas e faturamento, e para que sejam mais assertivas nas coleções”, conclui.

71ª Pronegócio
A 71ª Pronegócio acontece até 15 de agosto, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque (SC) e apresenta a coleção Alto Verão 2026. O evento é exclusivo para lojistas e fabricantes de confecção de Santa Catarina. Mais informações: ampebrusque.com.br  ou (47) 3351-3811.