Ampe Brusque representada no Congresso Internacional da ABIT
Evento ocorreu entre os dias 3 e 4 de novembro em Minas Gerais
publicado em 09/11/2022

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) esteve representada no Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), realizado entre os dias 3 e 4 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Participaram do evento a presidente da entidade, Sandra Neli Werner, e o assessor jurídico e coordenador do Núcleo da ABVTEX, Luiz Henrique Eccel.

A programação do evento contou com várias palestras e debates destacando o tema principal do encontro: a sustentabilidade da indústria têxtil. “É um assunto ainda complexo pois, ao mesmo tempo em que as empresas evoluíram em questões trabalhistas e de responsabilidade ambiental, ainda persistem alguns desafios globais”, afirma Sandra, que também destaca uma palestra sobre os novos perfis de funcionários e gestores, além de tecnologias avançadas, que estão otimizando o processo de entrega.
Para o assessor jurídico da Ampe Brusque, que coordena o Núcleo da ABVTEX na entidade, Luiz Henrique Eccel, pensar na sustentabilidade da cadeia têxtil é um caminho sem volta, uma vez que as práticas são reconhecidas e buscadas pelo próprio mercado. “Vimos processos produtivos com menos água e reaproveitamento de materiais, nesta busca por tornar a operação das indústrias o mais ambientalmente correta. Trata-se de um movimento que já iniciou no Brasil e no exterior, ganhando forte evidência na Europa, onde já se questiona a origem e a forma de produção da peça que está à venda”, afirma.
Segundo ele, o evento possibilitou mais conhecimento sobre as medidas sustentáveis que vêm sendo adotadas pelo setor. Desta forma, foi possível retornar ao município com ideias que devem se transformar em ações e balizar o planejamento da AmpeBr para os próximos anos, em prol das micro e pequenas empresas da cidade e região.

Minas Trend
Os representantes da Ampe Brusque ainda prestigiaram o Minas Trend, importante evento de pré-lançamento de tendências, inspirado no calendário da moda nacional. “São 15 anos deste grande projeto de moda, com repercussão em todo o Brasil. O que vimos certamente agregou conhecimento e estamos ansiosos para reverter essas informações aos nossos associados”, detalha Luiz.