AmpeBr participa da entrega do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Brusque
Pedem teve apoio de entidades, Sebrae/SC e prefeitura, e reuniu principais lideranças empresariais do município
publicado em 25/06/2020

Com o objetivo de identificar e planejar eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico e sustentável de Brusque pelos próximos 15 anos e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida da população, foi entregue na tarde de quarta-feira, 24 de junho, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Brusque (Pedem).

Desenvolvido através da iniciativa da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Sebrae/SC e prefeitura de Brusque, com a parceria de diversas empresas e entidades do município, como a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) o Pedem apresenta um diagnóstico dos cinco principais eixos econômicos da cidade e que a partir de agora poderão desenvolver estratégias a ações direcionadas, a curto, médio e longo prazo.  

A entrega foi realizada na prefeitura de Brusque e contou com representantes do poder público municipal, do Sebrae/SC, da ACIBr, AmpeBr, Observatório Social de Brusque (OSBr) e Centro de Inovação e Tecnologia de Brusque. O evento também foi transmitido de forma virtual, e pode ser acompanhado por demais representantes de entidades e empresas.

 

Construção

Durante o evento a consultora do Sebrae/SC, Claudia Bittencourt realizou uma breve apresentação do Pedem, bem como explicou o passo a passo de definição das estratégias em cada um dos cinco eixos, feitos a partir de grupos de trabalho com representantes dos segmentos. Para Brusque foram definidos os eixos: Têxtil; Confecção; Eletro metalmecânico; Inovação, Tecnologia e Educação; e de Construção Civil. Os principais dados de cada setor, como número de empresas atuantes e número de empregos gerados também integram o Pedem e foram apresentados na oportunidade.

“Fizemos o lançamento do Plano no ano passado com a participação das entidades e, a partir do levantamento de dados de cada um dos eixos, por meio de encontros e reuniões com representantes de cada setor, foram apontados os fatores facilitadores e os que restringem o desenvolvimento de cada um. Com isso também foi possível definir as prioridades e trabalhar uma visão de futuro de cada eixo, bem como as estratégicas específicas a serem realizadas”, explicou Claudia.

O Pedem faz parte do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, iniciou em Brusque em julho de 2019 e foi lançado em setembro do mesmo ano. Mesmo com a pandemia do Covid-19, as reuniões dos eixos foram mantidas de forma virtual, o que garantiu a conclusão do plano. “Estamos executando o Pedem em várias cidades, mas não são todas que tiveram essa união e o envolvimento das entidades, como Brusque”, detalhou o gerente regional do Sebrae da Foz do Itajaí, Alcides Sgrott Filho.

 

União em prol do desenvolvimento

O presidente da AmpeBr e também secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Ademir José Jorge, enalteceu a execução do Pedem, que trouxe um importante panorama econômico, com direcionamento, em diversos setores. “Tive a oportunidade de participar do eixo de Confecção, pela AmpeBr, e foi uma experiência muito positiva, já que dentro da metodologia foi possível desenvolvermos os interesses e as necessidades de cada segmento. Sabemos que, a Confecção, por exemplo, é um case de sucesso de Brusque e não podemos perder essa identidade, precisamos fortalecer ainda mais esse polo. Parabéns para a prefeitura e a todos os envolvidos, que tiveram essa visão de futuro e esperamos poder iniciar logo as ações para termos uma cidade melhor para viver”, considerou.

 

Próximos passos

Após a entrega, as expectativas são de que algumas ações de curto prazo do plano possam ser iniciadas, da mesma forma que as prioridades dos eixos. Além disso, a ideia é a busca pela transformação do Pedem em um projeto de lei municipal, que possa garantir a continuidade das ações. “Brusque foi um dos municípios que teve mais engajamento dos empreendedores, e o apoio da ACIBr e das demais entidades foi fundamental para essa construção. Desde o início tivemos a preocupação para que esse plano ‘não fosse para a gaveta’, por isso a ideia de construi-lo com as entidades, que confiaram na iniciativa. Agora queremos formatar isso como um projeto de lei, para que o Pedem seja institucionalizado e executado nas gestões administrativas futuras”, comentou o diretor de Governo e Gestão Estratégica da prefeitura de Brusque, André Vechi.

 

Acesso

O Pedem está disponível para ser acessado através do link: sebrae.sc/pedem-brusque.

 

 

Galeria de fotos