AmpeBr participa de Comitiva Empresarial em visita à FIESC
Evento foi organizado pela ACIBr com a participação de diversas lideranças e entidades do setor têxtil e de confecção
publicado em 08/03/2023

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) participou terça-feira, 7 de março, em Florianópolis, de uma comitiva empresarial de Brusque, voltada para o setor têxtil, de moda, confecção e vestuário. O objetivo do encontro foi visitar a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e conhecer mais a respeito dos projetos, ações e programas da Federação em prol das indústrias no Estado. Na oportunidade, o presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, o diretor de Comércio Nacional e Internacional da entidade, Carlos Alberto Grão Velloso, e o assessor jurídico e coordenador do Núcleo de Certificação da ABVTEX da AmpeBr, Luiz Henrique Eccel, participaram do evento. 

Participação
A comitiva foi presidida pelo vice-presidente regional da FIESC, Edemar Fischer, e pela diretora e 2ª tesoureira da FIESC, Rita Conti, também presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram do grupo, que contou com lideranças empresariais do segmento têxtil e de confecção da região. Além da AmpeBr, ACIBr e da FIESC, participaram ainda representantes do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest), e do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec). “É com muita satisfação que recebemos empresários tão importantes de Santa Catarina. A região de Brusque tem uma participação fundamental na produção da riqueza do nosso Estado. O nosso objetivo foi apresentar os projetos, ações e colocar a Federação das Indústrias à disposição do empresariado, para que possamos melhorar, cada vez mais, o desempenho industrial catarinense”, declarou o presidente da FIESC, Mario Cesar de Aguiar. 

Programação
A primeira visita foi realizada no Instituto SENAI de Sistemas Embarcados, onde o grupo conheceu a estrutura, laboratórios e o desenvolvimento de projetos de inovação para a indústria, com o objetivo de melhoria nos negócios e na produtividade, nos mais variados segmentos. 
Em seguida, o grupo visitou a sede da FIESC, onde conheceu a Academia de Negócios da Federação, que tem como propósito recriar e visibilizar projetos sustentáveis, com o olhar para a indústria do futuro. Na área da Inovação, o grupo pôde acompanhar o trabalho do Observatório da FIESC, que mantém uma base de dados disponíveis, de forma gratuita ou contratada, fornecido para as indústrias do Estado, que monitora os principais aspectos econômicos de mercado, com pesquisas feitas em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com o uso de inteligência artificial. 
Dentro da programação, a comitiva brusquense ainda teve acesso às ações da Gerência de Relações do Trabalho da FIESC, que realiza o acompanhamento das negociações coletivas sindicais em todo o Estado, além da atuação na esfera administrativa e judicial, e na defesa dos interesses das indústrias catarinenses. O grupo brusquense acompanhou apresentações a respeito do trabalho da Gerência Executiva Jurídica; da Câmara de Assuntos Tributários; das Câmaras Setoriais e Temáticas da FIESC, entre elas a Câmara Têxtil; além das ações nas áreas de Saúde e, também, a rede de Educação SESI/SENAI (SC). 
Por fim, foi apresentado um pouco do trabalho desenvolvido pelo setor de Internacionalização da FIESC, que é um dos eixos da gestão atual da Federação. 

Pleitos importantes
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, bem como os diretores Executivos da FIESC, marcaram presença no encontro. Na oportunidade, a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, e os presidentes da AmpeBr, Sindivest e Sifitec fizeram a entrega de um ofício com alguns pleitos, em prol de bandeiras da região, como a implantação da Subestação da Celesc em Botuverá, a Barragem no município, a construção das alças de acesso da BR-101 (entre Brusque e Itajaí), a manutenção dos benefícios fiscais, entre outros.
“É importante receber as demandas de todas as regiões para que, de forma conjunta, possamos trabalhar para solucionar essas bandeiras aqui apresentadas. Algumas questões já estão sendo tratadas a nível estadual, inclusive hoje estive na Assembleia Legislativa, dialogando sobre os incentivos fiscais. Algumas questões são mais pontuais e vamos dar a atenção devida para resolver essas demandas o mais rápido possível”, declarou Aguiar.  

Avaliação e futuras parcerias 
Para o presidente da AmpeBr, a comitiva aproximou ainda mais as entidades regionais da Federação. “Fomos uma grande satisfação participar e conhecer internamente essa grande instituição, que é a FIESC, através do convite da ACIBr. Tivemos o prazer de estar com o presidente e vários diretores, de diversos setores da Federação, onde conhecemos melhor o trabalho desenvolvido, entre eles a parte da internacionalização que a FIESC realiza, que pode contribuir muito para as rodadas internacionais de negócios, promovidas pela AmpeBr. Desta forma, a AmpeBr, com o apoio da Rita (presidente da ACIBr e diretora da Federação), irá buscar a participação na Câmara das Micro e Pequenas Empresas da FIESC, para que assim possamos dar sequência a ações e projetos na FIESC. Essa é uma das ações que tínhamos planejado para a nossa gestão, um dos pilares da nossa chapa, e vamos buscar cada vez mais a união e aproximação com demais entidades em prol das micro e pequenas empresas de Brusque e região”, concluiu Mauro.

Galeria de fotos