AmpeBr participa de discussão sobre processo de desburocratização para a abertura e manutenção das empresas
Proposta é da Comissão Especial de Revisão Legal da Câmara de Vereadores
publicado em 19/04/2021

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) participou na última quarta-feira, 14 de abril, de uma reunião on-line proposta pela Comissão Especial de Revisão Legal da Câmara de Vereadores de Brusque, sobre o processo de desburocratização para a abertura e manutenção das empresas.

O objetivo do encontro foi apresentar um plano de trabalho, como a Comissão pretende atuar, bem como coletar informações e sugestões para que o plano seja construído de forma conjunta, com as entidades representativas e o poder público municipal. O objetivo é facilitar, simplificar e agilizar o processo de abertura e manutenção das empresas na cidade.

A reunião contou com a presença dos vereadores integrantes da Comissão, além de representantes de outras entidades da cidade, como Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Sindicato dos contabilistas de Brusque (Sindicont), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, e do secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina.

 

Tratamento diferenciado

Os diretores da AmpeBr, Carlos Alberto Grão Velloso e Francisco Carlos Lussoli estiveram presentes durante a reunião e acharam válida a iniciativa, já que conforme dados do Sebrae/SC, as micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios em Brusque. “Ou seja, quase a totalidade dos negócios são micro ou pequenos, que em sua maioria se resumem a uma única pessoa, que é o empreendedor. Ele é quem faz a gestão do negócio, algumas vezes até a própria produção, e é ele também o responsável em correr atrás da burocracia exigida hoje para a abertura e manutenção das empresas. Com isso, a AmpeBr é a favor deste processo de desburocratização, mas também de uma visão diferenciada ao micro e pequeno empresário, como está previsto na Constituição”, comentou Velloso na oportunidade.

Da mesma forma Lussoli também enalteceu a importância da iniciativa da Comissão e a atuação conjunta com as entidades e o poder público. “Poder participar destas discussões é muito importante para a AmpeBr, já que a entidade representa as micro e pequenas empresas da cidade, que são a maioria dos negócios, e que geram 60% do número de empregos. Além disso, a nossa participação visa contribuir com as experiências dos nossos associados, apontando os problemas, demandas e dificuldades atuais do processo de abertura e manutenção de empresas, em especial quanto às exigências e taxas cobradas pelos diversos órgãos envolvidos, sugerindo assim soluções para facilitar o processo de abertura de novas empresas. Da mesma forma que contribui para incentivar o empreendedorismo e a melhoria da renda, segurança e qualidade de vida em nossa cidade”, ressaltou Lussoli.

 

Ações

Conforme apresentado, o trabalho da Comissão da Câmara terá sete etapas, e incluem desde o levantamento de problemas e dificuldades encontradas, a construção de soluções, a análise de alternativas, até a elaboração de um Relatório Final da Comissão Especial. Mais informações podem ser obtidas no site da Câmara de Brusque: www.camarabrusque.sc.gov.br.  

 

Galeria de fotos