AmpeBr recepciona novas turmas do projeto “Escola de Costura”
Ao todo 90 alunos e alunas iniciaram a nova fase do curso, que terá duração de três meses
publicado em 14/09/2021

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) iniciou no dia 13 de setembro as novas turmas do projeto “Escola de Costura - Curso Profissionalizante de Costureira (o)”. Ao todo 90 novos alunos e alunas iniciaram a capacitação, que tem duração de três meses e acontece na sede da entidade, com turmas de segunda a quinta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno. O curso é gratuito e tem como objetivo qualificar mulheres e homens nesta importante e necessária mão de obra da costura, constantemente procurada pelas empresas de confecção da cidade e da região.

Oportunidade
Na oportunidade, a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner recepcionou os novos alunos e falou da importância do curso, bem como da satisfação da entidade e ter mais pessoas interessadas na capacitação. “Para a AmpeBr é um orgulho podermos fazer parte desse projeto, e é gratificante ver as pessoas com vontade de aprender e mudar suas vidas, vindo até a entidade se capacitar e aproveitar essa oportunidade. Esperamos que a maioria que está aqui possa se formar, mas sabemos que ocorrem desistência nesse processo, então contamos com a colaboração de todos os envolvidos para mais esta ação da AmpeBr ser concretizada”, comentou.
Em seguida, a professora Maria Isabel Daroceski explicou a parte didática do curso, bem como orientações específicas sobre as aulas. “Esperamos capacitá-los para o mercado de trabalho da melhor forma e também realizar seus sonhos de ser costureira (o). Vimos que todos que estão aqui buscam esse ofício, que vem ao encontro da necessidade de mão de obra de muitas empresas da cidade e região. E esperamos que essas 90 pessoas possam receber o diploma de conclusão do curso daqui a três meses, aproveitando essa grande oportunidade oferecida pela AmpeBr, já que quem ganha com isso tudo é a cidade de Brusque”, completou.
O projeto também conta com a parceria e apoio de algumas empresas, entre elas a RC Máquinas, que recentemente doou oito equipamentos para a capacitação dos alunos e alunas do curso.

Nova chance
Seja para ter uma nova profissão, realizar o sonho de trabalhar com costura, ou aprender um novo ofício, são diversos os motivos que levam os alunos a procurar o curso da AmpeBr. Entre eles está Josias Francisco de Oliveira, que viu na capacitação uma chance de renda e de melhoria de vida: há nove meses ele sofreu uma queda no emprego anterior, teve fraturas, e agora, após a recuperação, busca aprender o ofício de costura para ter a sua própria facção em casa. “É um recomeço, jamais imaginei que iria me acidentar e, como preciso de um emprego onde não posso ficar muito tempo sentado nem de pé, assim que soube do curso não deixei passar a oportunidade. Comecei a estudar de novo, pois tenho duas meninas, uma de nove anos e outra de um mês, e preciso sustentar a minha família. É uma ótima oportunidade e as expectativas são as melhores possíveis”, comenta.

Inscrições
A Escola de Costura já está com as turmas fechadas, entretanto há uma lista de espera para quem deseja fazer o curso, nas próximas formações. Para isso, interessados devem entrar em contato com a AmpeBr, no (47) 3351-3811 ou (47) 9 9289-3381.