Escola de Costura da AmpeBr forma mais 18 alunos em Guabiruba
Aulas foram ministradas na empresa Tecebem, parceira do projeto
publicado em 06/10/2022

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) em parceria com a empresa Tecebem promoveu na noite de quarta-feira, 5 de outubro, mais uma formatura dos profissionais que integram o curso “Escola de Costura”. Ao todo, 18 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso, que teve aulas ministradas nos últimos três meses na própria Tecebem. 

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Guabiruba e contou com a presença do prefeito da cidade, Valmir Zirke; do presidente da casa, o vereador Cristiano Kormann; do vereador Jair Kohler; além do diretor da empresa Tecebem, Nivert Imhof e da presidente da AmpeBr, Sandra Werner. 
Esta foi a segunda formatura de alunos que realizaram o curso na Tecebem. 

Reconhecimento 
Durante a formatura, o prefeito de Guabiruba enalteceu a importância da profissionalização que através da parceria com a empresa passou a contemplar a população guabirubense. “Vimos nos alunos hoje a satisfação em concluir essa etapa, onde a partir de agora eles irão buscar emprego e renda. Sabemos da dificuldade de encontrarmos mão de obra qualificada e cada vez mais precisamos dar oportunidades como essa. Parabéns a Tecebem e a AmpeBr pela iniciativa, e contem com a prefeitura de Guabiruba para apoiar esse projeto, para que mais pessoas possam ter acesso a esse conhecimento e que, junto com as nossas empresas possam crescer”, declarou Zirke. 
O diretor da Tecebem destacou o sucesso do curso por meio da cooperação e união da empresa, entidades e demais apoiadores. “Sempre tivemos como compromisso o envolvimento com a comunidade, em todos os segmentos. Acreditamos que o trabalho é o que gera desenvolvimento e bem-estar das pessoas. Por isso patrocinamos esse projeto, que aprimora o conhecimento e quem deseja atuar nessa área. Não conseguimos contratar todos os que se formam para atuar na empresa, mas mesmo assim quem participa sai capacitado para atuar no setor e em outros locais”, detalhou Imhof. 
Para a presidente da AmpeBr, a formatura dos alunos em Guabiruba reforça ainda mais o potencial transformador da Escola de Costura. “É muito bom ver mais uma turma concluindo essa capacitação, além de ser uma oportunidade de demais empresas de Guabiruba verem a importância do curso, e quem sabe também se tornarem parceiras, já que a cidade tem muitas empresas no setor têxtil e de confecção. Que muitos possam seguir o mesmo caminho da Tecebem, em prol da formação de uma mão de obra capacitada, que consequentemente contribui muito para a economia local”, destacou Sandra. 
Presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores também destacou o papel do projeto, que atende a demanda em prol da mão de obra, oferece às pessoas oportunidades e às empresas profissionais capacitados. “É um momento muito especial participar e sediar esse evento, em ver a alegria dos alunos em concluir essa etapa. Parabéns aos alunos pela formação, à Tecebem por ter se tornado uma empresa guabirubense, e à AmpeBr pela iniciativa desse projeto. Mais uma vez, a iniciativa privada, junto com as entidades, assumem um papel que deveria ser do poder público, de ensino técnico, para atender essa demanda de capacitação. Parabéns a todos”, completou. 

Formação
Ao longo do evento, as aulas e aluno do curso demonstraram alegria e satisfação em receber o diploma. Entre elas estava Bruna da Silva, 27 anos, moradora do bairro São Pedro. Ela começou como revisora, passou a atuar no controle de qualidade da Tecebem e viu no curso a possibilidade de ampliar o conhecimento. “Quis ter mais experiência na área de costura, em especial por trabalhar agora como monitora da revisão. Mudou muito o meu olhar e estou muito feliz. O curso me ajudou muito em especial por ter sido realizado na própria Tecebem, o que facilitou”, avaliou ela, que estava com toda família na formatura.  
A emoção também tomou conta da professora do curso na Tecebem, Lourdes Creppas. “Foi uma boa iniciativa, os alunos aprenderam bem e hoje estão prontos para o mercado de trabalho. Todos trabalharam juntos, se dedicaram e saímos daqui com uma amizade muito especial e com a missão cumprida”, completou. 

Escola de Costura
A Escola de Costura da AmpeBr é um curso gratuito, oferecido na sede da AmpeBr, e tem como objetivo qualificar mulheres e homens nesta importante e necessária mão de obra da costura, constantemente procurada pelas empresas de confecção da cidade e da região. Iniciado no ano de 2019, o curso iniciou como ‘Amor pela Costura’ e em 2021 tornou-se ‘Escola de Costura’. 
Em fevereiro de 2022, por meio de uma parceria com a empresa Tecebem, outras pessoas passaram a ter a oportunidade de se capacitar através do curso, realizado na sede da empresa, em Guabiruba, ampliando ainda mais o número de pessoas contempladas.
Em Guabiruba, a empresa Vantex é parceira do projeto.


(As fotos do evento podem ser conferidas no álbum de fotos da página do Facebook da Ampe Brusque)

Galeria de fotos