Escola de Costura da AmpeBr forma mais 72 profissionais
​Projeto desenvolvido pela AmpeBr, em parceria com a Prefeitura Municipal, já capacitou mais de 600 pessoas
publicado em 14/04/2023

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) em parceria com a Prefeitura de Brusque, promoveu na noite de quinta-feira, 13 de abril, mais uma formatura dos profissionais que participam do projeto “Escola de Costura”. Ao todo 72 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso, no evento ocorreu no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC). A formatura contou com a presença de alunos do curso, familiares, diretores da AmpeBr e representantes de entidades e empresas parceiras. 

Iniciado em 2019, o curso já capacitou cerca de 680 pessoas que estão disponíveis para o mercado de trabalho, tanto para empresas de confecção, como para seus próprios negócios.   

Acesso ao mercado
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, destacou a satisfação da entidade em oportunizar a formatura de mais uma turma de concluintes do curso. Ele ainda ressaltou que o projeto é um importante acesso para o mercado de trabalho. “Fico muito feliz em ver o sucesso da Escola de Costura e a transformação que ele causa na vida das pessoas, algumas delas que iniciaram na capacitação sem muitas vezes saber o que é uma máquina de costura e, saem do curso, já ingressadas no mercado. Vimos o empenho e dedicação dos alunos durante as aulas, e saber que isso gera frutos positivos na carreira profissional deles é muito gratificante para a entidade”, afirmou Schoening. 
Também presente no evento, o vice-prefeito de Brusque, Gilmar Doerner, destacou a importância do apoio ao projeto, que é de extrema relevância na jornada profissional dos formandos. “É uma grande alegria, para nós como Prefeitura, sermos parceiros da AmpeBr nesse trabalho, pois aqui as pessoas aprendem uma profissão. Entendo que, através do trabalho e do conhecimento, trilhamos o caminho para a liberdade. Parabenizo a AmpeBr, mais uma vez, por oportunizar isso a tantas pessoas”, destaca Doerner. 

Sonhos realizados
Com 39 anos de idade, a ex-cozinheira, Valdirene de Lima, foi diagnosticada com câncer, há cerca de um ano e meio e precisou deixar a antiga profissão. Ela conta que descobriu o projeto por um acaso, nas redes sociais, e viu ali uma oportunidade de recomeçar. “Sou muito grata por tudo que a Escola de Costura me proporcionou. Quando comecei tinha a intenção de costurar em casa, já que, por conta do câncer, não tinha mais a agilidade para atuar na cozinha. A experiência foi maravilhosa, só tenho a agradecer, em especial à professora, que sempre foi muito atenciosa e nos auxiliou no que precisávamos. Hoje já não quero costurar só em casa, já estou procurando uma vaga para começar em alguma empresa”, declarou a aluna. 
A baiana, Laylin Gomes de Santana, também compartilha sua experiência na Escola de Costura, e afirma que foi a melhor escolha que ela poderia ter feito. Ela conta que devido ao projeto conseguiu ingressar no mercado de trabalho. “Estava procurando uma oportunidade na área, mas não sabia por onde começar. Vi um anúncio do curso na internet e resolvi me inscrever, mas tive que parar porque meu filho sofreu um acidente. Agora retornei, consegui me formar e já estou trabalhando no setor. Toda a confiança e ensinamentos que nos foram passados durante as aulas com certeza fizeram a diferença na hora de conseguir um emprego”, frisa Laylin.

Escola de Costura
A Escola de Costura da AmpeBr é um curso gratuito, oferecido na sede da AmpeBr, e tem como objetivo qualificar mulheres e homens nesta importante e necessária mão de obra da costura, constantemente procurada pelas empresas de confecção da cidade e da região. O curso tem duração de três meses com aulas na sede da entidade, nos períodos matutino, vespertino e noturno. 
Iniciado em 2019, o curso era denominado ‘Amor pela Costura’ e, em 2021 tornou-se ‘Escola de Costura’, tendo como professora a profissional Maria Isabel Daroceski.
A Escola de Costura da AmpeBr já está com as próximas turmas fechadas, entretanto há uma lista de espera para quem deseja fazer o curso, nas próximas formações. Para isso, interessados devem entrar em contato com a AmpeBr, no (47) 3351-3811 ou (47) 9 9289-3381.

Galeria de fotos