Escola de Costura da AmpeBr forma mais de 74 profissionais para o mercado de trabalho
publicado em 21/07/2023

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com a Prefeitura de Brusque, promoveu na noite de quinta-feira, 20 de julho, mais uma formatura dos profissionais que participam do projeto “Escola de Costura”. Ao todo, 74 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso, no evento que ocorreu no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC). A formatura contou com a presença de alunos do curso, familiares, diretores da AmpeBr e representantes de entidades e empresas parceiras.

Iniciado em 2019, o curso já capacitou mais de 700 pessoas que estão disponíveis para o mercado de trabalho, tanto para empresas de confecção, como para seus próprios negócios.

Fortalecimento do setor
Durante o evento, o presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, reforçou a satisfação da entidade em oportunizar a formatura de mais um turma e destacou a importância do projeto como uma forma de acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo. “Fico muito feliz de ver mais uma turma de concluintes. Para a AmpeBr é uma alegria oferecer gratuitamente à comunidade esse curso. Sabemos que é desafiadora a missão de realizar o projeto, por isso contamos com parceiros como a Prefeitura de Brusque, Aradefe Malhas, e outras empresas, que disponibilizam material de trabalho, e até realizam a manutenção das máquinas de costura. Então ficamos contentes com o êxito do projeto que já capacitou mais de 700 profissionais para ingressarem no mercado de trabalho ou iniciarem seu próprio negócio na área da costura, suprindo esta tão necessária mão de obra em nossa região”, comenta Schoening.
A professora e coordenadora da Escola de Costura, Maria Isabel Daroceski, falou do sentimento de gratidão em formar mais uma turma e ver que muitos alunos já conseguiram ingressar no mercado de trabalho. “Não tenho palavras para expressar meu sentimento como professora e poder transmitir aos alunos um pouco do que eu sei. É gratificante saber que, através desse aprendizado, eles conseguiram ingressar no mercado de trabalho. Estou muito feliz em ver também a grande procura pelo curso, hoje estamos formando a sétima turma e já temos novas para iniciar na próxima semana, o que gratificante”, expressa.

Sonhos realizados

Um dos formandos é Everton Perin, de 32 anos. Ele conta que conheceu o projeto através de um post nas redes sociais e viu ali uma oportunidade de aprender uma nova atividade e mudar sua área de trabalho. “Trabalhava como atendente e tinha o desejo de ir para outro setor, quando conheci a Escola de Costura. Enxerguei a chance de ir para um novo caminho: a costura poderia abrir várias portas, seja para um emprego novo ou até mesmo para abrir meu próprio negócio. Quando iniciei o curso não tinha noção nenhuma de linhas, máquinas, nada, e hoje eu vejo que aprendi muito, foi uma experiência ótima”, relata.
Assim como ele, Debora Paulini Ferreira, de 24 anos, também ingressou no curso com o desejo de trabalhar na área da costura. Ela, que conheceu o projeto através da indicação de uma amiga, fala que as aulas foram enriquecedoras e a auxiliaram a ingressar no mercado de trabalho. “Tinha vontade de trabalhar com costura e quando uma amiga falou sobre o curso procurei mais informações, me interessei e me inscrevi. Gostei muito de tudo, a professora foi muito atenciosa com os alunos e eu aprendi muito com ela. Além disso, a turma foi muito parceira, sempre ajudando uns aos outros. O que aprendi na Escola de Costura me ajudou a conseguir um emprego na área e estou muito feliz”, frisa.

Escola de Costura
A Escola de Costura da AmpeBr é um curso gratuito, oferecido na sede da AmpeBr, e tem como objetivo qualificar homens e mulheres nesta importante e necessária mão de obra da costura, constantemente procurada pelas empresas de confecção da cidade e da região. O curso tem duração de três meses com aulas na sede da entidade, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
A Escola de Costura da AmpeBr já está com as próximas turmas fechadas, entretanto há uma lista de espera para quem deseja fazer o curso, nas próximas formações. Para isso, interessados devem entrar em contato com a AmpeBr, no (47) 3351-3811 ou (47) 9 9289-3381.