Natal Solidário - Feira Empreender é aberto oficialmente em Brusque
Evento acontece até o dia 17 de dezembro, no Pavilhão da Fenarreco, com entrada gratuita
publicado em 08/12/2023

Com cerca de 60 expositores, foi aberto na noite desta quinta-feira, 7 de dezembro, o Natal Solidário - Feira Empreender. Promovida pelo Núcleo das Mulheres Empreendedoras da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), a feira acontece até o dia 17 de dezembro, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco).

O objetivo da Feira é reunir em um só lugar expositores de produtos e serviços, incentivando o empreendedorismo local. “A Feira Empreender veio para divulgar o trabalho dessas mulheres empreendedoras, que muitas vezes têm filhos pequenos, não conseguem trabalhar fora, e acabam iniciando no artesanato e fazendo desse trabalho a sua renda. A ideia é criar identidade, para que essas mulheres, essas marcas, sejam reconhecidas na cidade”, destaca a coordenadora do Núcleo das Mulheres Empreendedoras da AmpeBr, Amanda Haveroth Faian.
Presente na abertura da Feira, o presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, ressalta a importância de eventos como este para as pequenas empreendedoras. “A maioria das pessoas que estão aqui hoje começaram agora, estão em uma nova trajetória de vida e precisam dessa oportunidade para serem reconhecidas. Para a AmpeBr, é uma satisfação abraçar esse evento junto com o Núcleo das Mulheres Empreendedoras”.
A presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Rosi Dedekind, também prestigiou o primeiro dia do Natal Solidário - Feira Empreender. Ela observa que o evento mostra o poder do associativismo na prática. “O empreendedor individual é pequeno, muitas vezes solitário e a AmpeBr está proporcionando um espaço para que eles mostrem seus produtos. Eventos como este mostram como o associativismo é importante. Como é fundamental o empreendedor sair da sua empresa para estar junto com outros empreendedores. Entender que a pessoa que está ao seu lado não é seu concorrente, e pode ser seu melhor aliado”.

Atrações
A Feira Empreender acontece de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h. Às sextas-feiras das 12h às 22h; e nos sábados e nos domingos (dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro), será das 10h às 22h.
Além dos produtos e serviços em exposição, a Feira Empreender terá atrações para toda a família durante todos os dias, como o Papai Noel, parquinho e personagens infantis. A entrada é gratuita durante todos os dias de evento.

Solidariedade
Além de incentivar o empreendedorismo local, a Feira Empreender também tem caráter social. Durante todos os dias do evento, os visitantes poderão ajudar a Apae, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Mãos do Bem, Instituto Anjos do Peito, Escola Charlotte. O valor arrecadado com a venda dos itens de alimentação como churrasco, cachorro-quente, pastéis e bolos durante o evento será destinado para cada entidade parceira. A Associação dos Atletas de Brusque também venderá rifas no local.
Rosangela Andrade, da Andrade Eventos, empresa responsável pela organização da feira, ressalta a união entre o Núcleo das Mulheres Empresárias e as entidades. “A Feira vem fortalecer tanto as empreendedoras como as entidades. Sabemos que as entidades de Brusque são fortes por causa das mulheres, que abraçam as causas e vão em frente. Estamos muito felizes em reunir em um só lugar todas essas empresas e entidades. Juntos somos mais fortes, esse é o caminho”.
Uma das entidades que será beneficiada durante o Natal Solidário - Feira Empreender é a Mãos do Bem. Fundada em 2017, a entidade beneficia meninas carentes, com palestras, cursos e também aulas de artesanato, incentivando a conquistarem sua própria renda. Na Feira Empreender, vários produtos confeccionados com a ajuda das meninas que fazem parte do projeto estão à venda.
“Não tenho palavras para dizer o quanto é importante. Estar aqui participando da feira é uma porta enorme que se abre para nós. Tanto para divulgar nosso trabalho quanto para conseguir mais voluntários. Só tenho que agradecer a oportunidade e convidamos todos para conhecer o espaço e o que está sendo oferecido aqui”, diz uma das fundadoras do Mãos do Bem, Catia Brehm.

Confira a programação

-Natal Solidário - Feira Empreender

-De 7 a 17 de dezembro, no pavilhão da Fenarreco
-Entrada gratuita