Na noite de sexta-feira, 25 de abril, foi realizado no River Mall o jantar de posse da nova coordenação do Núcleo das Mulheres Empreendedoras da Associação das Micro e Pequenas de Brusque e Região (AmpeBr). Denise Aragão assumiu como coordenadora, tendo Larissa Rezini como vice-coordenadora. O mandato vai até 2027. Na mesma ocasião, foi celebrado o aniversário de três anos de criação do Núcleo, que atualmente reúne 66 mulheres.
A nova coordenadora faz parte do Núcleo há pouco mais de dois anos, e afirma que as expectativas para a gestão são positivas. “A minha expectativa é muito grande, tenho vários projetos. O meu intuito maior é fazer com que elas cresçam como empresárias. Quem tem MEI vai para o Simples, e assim por diante. Essa é a primeira meta”, destaca a coordenadora.
Denise também pretende viabilizar a participação das nucleadas no Delas Summit 2025, evento promovido pelo Sebrae, em Florianópolis, um espaço onde as empresárias podem divulgar seus trabalhos e fazer networking com outras empreendedoras de todo o estado de Santa Catarina.
Ela ressalta que o Núcleo é um espaço em que as mulheres podem se ajudar a superar problemas e enfrentar os desafios do dia a dia. “Ser mulher, empreendedora, mãe, esposa e dona de casa é muita coisa. Elas precisam de suporte. Por isso a gente procura sempre trazer especialistas em cada área para auxiliar cada uma delas”, avalia Denise.
A fundadora do Núcleo, Amanda Haveroth Faian, que foi coordenadora de 2022 até agora, destaca o crescimento da adesão das mulheres.
“O sentimento é de dever cumprido, espero que tenhamos atingido as expectativas das nucleadas. Fizemos a Feira Empreender, o Café Empreender, também fizemos uma viagem com o Núcleo, que trouxe muitas ideias para as nucleadas”, ressalta. “A Denise é uma ótima pessoa, vai ser uma ótima coordenadora e vai dar sequência aos projetos que o Núcleo tem”.
Após deixar a coordenação, Amanda ainda será tesoureira do Núcleo, além de fazer parte da diretoria da AmpeBr.
Para o presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, o Núcleo, apesar de recente, é um dos mais ativos da entidade. “Elas são muito organizadas, muito participativas, pelo pouco tempo que tem, fazem bastante ações. Ficamos felizes com esse aniversário de três anos. Essa renovação é importante, tem que ter um rodízio, a participação de todas, elas estão sendo bem engajadas. A nossa entidade fica feliz que esse Núcleo está sendo muito bem estabelecido”, destaca o presidente.
Mauro Schoening também frisa o apoio que a AmpeBr dá ao Núcleo, com a recente troca de sede da entidade, que agora conta com mais espaço para reuniões e atividades dos nucleados. Ele destaca, ainda, o papel que os núcleos têm de formar novas lideranças que eventualmente assumirão papéis na diretoria, como aconteceu com a ex-coordenadora Amanda Haveroth Faian. “Temos muito orgulho das mulheres empreendedoras da AmpeBr”, conclui o presidente.