Palestra Propósitos, com Hugo Farias reúne grande público em Brusque
AmpeBr foi uma das organizadoras do evento
publicado em 23/02/2024

Na noite de quinta-feira, 22 de fevereiro, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) realizou a palestra “Propósitos”, com Hugo Farias. Com o teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) lotado, o idealizador do projeto que dá nome a palestra compartilhou sua experiência com o desafio de correr 365 maratonas, uma por dia, e como a disciplina e o esporte podem mudar a vida de uma pessoa, seja no lado profissional ou pessoal.

Durante a palestra, Farias compartilhou com o público o que é o Projeto, contou histórias e desafios que precisou superar para concluir seu objetivo. Além disso, incentivou a todos a buscarem sua melhor versão.

Hugo Farias
Famoso entre os corredores de todo o país e também fora dele, Hugo Farias, tem 44 anos, é casado, pai de dois filhos e natural de Brasília (DF). Atualmente, vive em Americana (SP), com a família. Em 2022, resolveu dar uma pausa da carreira corporativa e criou o Projeto Propósito, onde desafiou-se a correr 365 maratonas, uma por dia.  A marca foi alcançada no dia 27 de agosto. Foram 42 km por dia, totalizando, 15.500 km percorridos, tornando-se recordista das Américas em maratonas consecutivas. “Muita gente me acompanhou pelas redes sociais e me viu ocorrendo maratonas, mas o Projeto Propósito é muito mais que correr maratonas, é um projeto de vida, sobre acreditar em você, e acreditar que pessoas comuns são capazes de fazer coisas incríveis. Eu me considero comum e decidi embarcar numa jornada pessoal e inspirar pessoas a correrem atrás do seu sonho. Creio que ao concluir a minha meta, consegui despertar em outras pessoas o desejo de se superarem e buscarem sua melhor versão”, explicou.
O palestrante revelou que se alegrou muito em ver um público diverso presente, e destaca que o desejo de se superar vale para todas as áreas da vida, não só no esporte.
“Aqui falo de disciplina, resiliência, foco, acreditar em si mesmo. Por muitas vezes duvidamos da nossa capacidade de realização e isso nos limita e impede de buscar nossos sonhos, por mais impossíveis que eles possam ser. Hoje percebi que tivemos muitos empresários, colaboradores, empreendedores, fico feliz em ter esse público presente, pois dentro de uma empresa também preciso ter essas habilidades para que tudo possa fluir. É importante que o profissional acredite na sua carreira, busque se desenvolver, aprenda cada vez mais e supere seus desafios. Todos temos um potencial ilimitado, basta acreditar que é possível realizar qualquer coisa, seja na vida pessoal ou profissional”, finalizou o palestrante.

Incentivo e inspiração
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, ressaltou que além de ser um incentivo a uma vida mais saudável com a prática de esporte, a temática apresentada também é levada para dentro do ambiente empresarial. “Tivemos a presença de empresários, corredores, profissionais da área da saúde, enfim um público muito diverso que encheu o teatro e marcou presença no evento. Nossa proposta é incentivar todos a ficarem bem, tanto no aspecto físico, como mental. Tendo em vista esse propósito, trouxemos a palestra do Hugo que realiza essa conexão do esporte com habilidades que podem ser aplicadas na vida pessoal e profissional”, comentou Schoening.
Uma das responsáveis pela organização do evento, a diretora da AmpeBr, Aparecida Leite, contou que conheceu o Projeto na internet e com a apresentação da retrospectiva, no último dia de desafio, surgiu a ideia de trazer Farias para uma palestra em Brusque. “Quando o Hugo estava realizando a maratona 200 vi seu case através das redes sociais, e tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente quando estávamos na cidade de Americana (SP) e criamos uma amizade. Estive presente quando ele completou o desafio e apresentou uma retrospectiva de todos os 365 dias. Ali senti que precisávamos trazê-lo para cá, pois sua fala ia muito além do esporte: ele nos faz pensar fora da caixa, ver que somos capazes de realizar o que julgamos impossível”, afirmou Aparecida.
A diretora comemorou o grande público presente e frisou que a fala de Farias se aplica a todos os públicos, não só aos corredores. “Hoje temos uma plateia formada por diversos profissionais, temos pais que trouxeram as crianças para acompanhar, empresários que vieram com seus colaboradores. Porque Hugo fala muito sobre acreditar em si mesmo, criar hábitos que te ajudem a alcançar seus objetivos, traçar metas. E essas são características que qualquer pessoa pode aplicar no seu dia-a-dia, trabalhar motivado e acreditar no que está fazendo gera muito mais produtividade e um produto final mais bonito. Então ficamos muito felizes com a presença de todos que lotaram o teatro”, comentou.

Além da AmpeBr, o Grupo Júlio Imóveis, Gevaerd e Camicerie Laura Cattani também foram organizadores do evento.