63ª Pronegócio encerra com metas alcançadas e mais de 1,1 milhão de peças vendidas
Maior rodada de confecção do país apresentou a coleção de Alto Verão 2023-2024

Desde segunda-feira, 14 de agosto, a 63ª Pronegócio, realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr) em parceria com o Sebrae/SC, foi palco de intensas negociações entre fabricantes de Santa Catarina e compradores de todo o país. O evento considerado a maior rodada de confecção do Brasil, reuniu no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque (SC), mais de 750 lojistas ao longo de quatro dias de realização, que adquiriram produtos da coleção Alto Verão 2024, de 150 fabricantes catarinenses.

Encerrada nesta quinta-feira, 17, a 63ª Pronegócio mais uma vez registrou um bom número de negociações: foram mais de 1 milhão e 100 mil de peças comercializadas.
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, ressalta os bons números da edição, que novamente ultrapassou as expectativas e metas esperadas. “Finalizamos a rodada com um bom número de peças comercializadas. E no decorrer das duas próximas semanas essa quantia tende a aumentar, pois ainda há pedidos a serem analisados e finalizados. Então, estamos satisfeitos: atingimos nossa meta e terminamos com resultados positivos”, afirma.

Novidades e Tecnologia
Esta edição da Pronegócio contou com algumas novidades, entre elas o aplicativo para os compradores, uma ferramenta tecnológica que visa otimizar o tempo e proporcionar uma experiência ainda melhor aos participantes. Schoening explica que a entidade desenvolveu o app há algum tempo e nesta rodada foi colocado em prática. “Em rodadas anteriores já havíamos implantado o QR Code e nesta edição lançamos uma extensão dessa tecnologia que vem para contribuir e otimizar o tempo dos nossos compradores. Agora eles podem, diretamente dos boxes, gerenciar a ordem de atendimento com os fabricantes através do celular, ver a disponibilidade e chamar os fornecedores no momento que quiserem. Então é um grande avanço, que dá mais independência e agiliza as compras dos lojistas”, pontua.
Segundo ele, nesta edição a novidade teve uma adesão de 70% dos compradores e a expectativa é de que nas próximas rodadas 100% das negociações sejam agendadas através do aplicativo.

Escola de Costura
Outra novidade da edição foi a presença in loco da Escola de Costura, projeto de qualificação profissional da AmpeBr, em parceria com a Prefeitura de Brusque. Desenvolvido desde 2019, o projeto oferece gratuitamente aulas de costura e já formou mais de 800 alunos. “A Escola de Costura capacita os alunos que saem do curso 100% empregados. Então, fizemos questão de trazer o projeto para a rodada e mostrar tanto para os compradores como fornecedores que estamos preocupados com a qualificação da mão de obra para esse segmento. Além de fomentar o empreendedorismo, já que muitos alunos finalizam o curso e começam a empreender na área. Esse é um importante projeto da entidade, que tem apoio da Prefeitura de Brusque, e que gera bons frutos”, destaca Schoening.
Visando garantir a continuidade da parceria com a Prefeitura, a diretoria da AmpeBr entregou aos candidatos a prefeito do município, nas eleições suplementares do dia 3 de setembro, um ofício, para firmar o compromisso a renovar o convênio do projeto, que se encerra no dia 30 de setembro.
“Todos os candidatos visitaram a Pronegócio, assinaram nosso ofício e se comprometeram. Caso eleitos, eles irão manter a parceria com a Escola de Costura. Isso para nós é motivo de muito orgulho e satisfação, pois acreditamos que nossa entidade tem um grande respaldo por todos os candidatos e esperamos ter a renovação do contrato com o projeto”, finaliza.

Ótimas negociações
Vindo Votorantim, no estado de São Paulo, Luciano Carmo Garcia já frequenta a rodada há 15 anos. Ele é proprietário da loja Priscila Magazine e conta que o diferencial para participar há tanto tempo é a qualidade e diversidade de produtos comercializados na Pronegócio. “Sempre encontramos uma grande quantidade de fornecedores com ótimos produtos. Como já participamos há muito tempo, percebemos que a cada edição a qualidade melhora ainda mais, bem como são implementadas novas ferramentas para facilitar a nossa experiência na feira, sem contar o acolhimento dos colaboradores e diretores da AmpeBr”, afirma.
Ele foi um dos compradores que aprovou o uso do QR Code no showroom e a extensão do sistema, para chamar os fornecedores. “Desde que o QR Code foi implementado na feira começamos a usar, e agora, com o aplicativo, facilitou ainda mais. Conseguimos escolher quais fornecedores queremos conversar, chamamos na hora quisermos, o agilizou muito todo o processo de negociações”, pontua Garcia.
A compradora Luciene Fernandes, gerente das Lojas Nacional, participa das edições da Pronegócio há oito anos. Representando a rede, que possui mais de 45 filiais em todo o Brasil, ela destaca duas principais vantagens da rodada: diversos fornecedores em um só lugar, o que otimiza tempo, além da gama de produtos. “Participamos de todas as edições no ano, sempre em busca de produtos diferenciados e todas as vezes que estamos aqui o evento supera nossas expectativas, já que encontramos itens de grande qualidade. Nesta edição, as peças estão mais bonitas ainda, o que nos fez comprar mais do que o esperado”, comenta.
Para Luciene, que compra produtos dos segmentos feminino, masculino e infantil, as novidades que a AmpeBr implementa nas rodadas melhoram ainda mais a experiência dos lojistas, a cada edição. “Sempre que viemos há uma ferramenta inovadora, desta vez foi o aplicativo do QR Code. Particularmente, achei bem interessante, facilita ainda mais as nossas compras. Então esse também é um diferencial da feira”, finaliza Luciene.
Frequentador da Pronegócio há 15 anos, Marcio André Foscharini, sócio da Riolar, conta que recebeu o convite para conhecer a rodada através de um fornecedor, e desde, então vem em todas as edições. “Aqui sempre encontramos produtos diferenciados, que a minha concorrência não tem. Então, oferecer esse produto, que tem boa qualidade, é bom para o cliente e interessante para nós, lojistas”, fala Foscharini, que é de Campo Mourão (PR), e compra dos segmentos feminino, masculino e infantil para as cinco lojas que possui.
Ele também foi um dos lojistas que aprovou a praticidade do aplicativo implementado pela AmpeBr no evento. “Quando usei o sistema de QR Code e a chamada direta dos fornecedores pelo sistema senti que a média de vendedores que atendi no box cresceu bastante. O aplicativo otimizou muito o meu tempo ocioso no box. Às vezes parece uma diferença sútil, mas para nós que compramos, é muito importante. Creio que atendi 30% a mais comparado às outras rodadas. Além de poder escolher, pelo celular, a ordem dos fornecedores que eu quero conversar. A AmpeBr está de parabéns, já que esta é uma nova ferramenta que veio para agregar muito”, finaliza.

Boas Vendas
Entre os fabricantes, os resultados da 63ª Pronegócio também foram satisfatórios. Luciano Hafemann, vendedor da Rosa Urbana, de Massaranduba (SC), participa da rodada há dez anos. Ele conta que a feira oportuniza o contato com compradores de todo o Brasil em um único lugar e criar uma boa rede de contatos. “Aqui encontramos lojistas de todo o país e, em uma semana, conseguimos conversar e realizar vendas para vários estados do Brasil. Isso facilita muito para nós que, além de negócios, criamos uma rede de clientes maior”, ressalta.
Para ele, as expectativas para a rodada foram superadas e as vendas surpreenderam. “O setor de confecção estava um pouco devagar, viemos com uma expectativa não muito alta, mas realmente foi surpreendente, vendemos mais que o esperado, tudo funcionou muito bem”, afirma.
Assim como ele, Rosa Alice Alexandre Zaboenco, representante da Assiral Confecções da cidade de Saudades (SC), também teve um saldo de vendas positivo durante a rodada. “Sabemos que do panorama econômico do país, mas como qualquer vendedor, nossas expectativas são de realizar bons negócios. Estamos saindo satisfeitos dessa rodada, com um saldo positivo das negociações”, frisa. Ela, que participa da Pronegócio há 14 anos, e destaca que o evento proporciona para a empresa a oportunidade de levar a marca para outras localidades. “Além dos lojistas de todo o Brasil, sempre há novos clientes que participam da pela primeira vez, o que agrega muito na nossa lista de contatos. Além, é claro, da facilidade em termos tudo concentrado em um lugar só, onde otimizamos tempo e alcançamos um maior número de compradores”, finaliza.

Próximas edições
Com o encerramento da 63ª Pronegócio, a AmpeBr inicia os preparativos para a Preview de Inverno 2024, que acontece em novembro no Hotel Monthez e será exclusiva para 20 lojistas e 70 fabricantes. Além disso, nos dias 15 a 18 de janeiro a entidade realiza a 65ª Pronegócio, que apresenta a coleção de Inverno 2024, no Pavilhão da Fenarreco.  Mais informações: (47) 3351-3811.