63ª Pronegócio inicia com grande movimento de compradores
Expectativa da AmpeBr é ultrapassar em 10% o total de peças comercializadas na edição anterior

A 63ª Pronegócio começou nesta segunda-feira, 14 de agosto, com grande movimento de compradores no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque. Até quinta-feira, 17 de agosto, cerca de 150 fabricantes de Santa Catarina apresentarão as novidades da coleção Alto Verão 2023/2024 para lojistas de todo o Brasil.

De acordo com o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Mauro Schoening, o primeiro dia de Pronegócio surpreendeu e a tendência é que esta edição seja semelhante à realizada em maio, em participação de compradores. “À medida que os dias vão passando, teremos uma adesão cada vez maior de clientes. Devemos fechar a semana com 750 compradores, um número que representa de 250 a 280 lojistas que vêm de todo o Brasil”, diz.
O presidente também destaca as negociações já realizadas no primeiro dia da maior rodada de confecção do país. “Começamos com bastante pedidos e negociações sendo fechadas. Realmente, essa é a última oportunidade para que os lojistas comprem mercadorias para abastecer o estoque para o final do ano, que é o período com mais vendas”, detalha. 
Mauro afirma que a expectativa da entidade é que a 63ª rodada possa ultrapassar em 10% o total comercializado na edição anterior da Pronegócio. “No atual contexto do Brasil, se mantermos os números da edição anterior, já é uma vitória, mas estamos esperando ter um pouco a mais no total de vendas da outra edição. É um número audacioso, mas estamos trabalhando para isso”, projeta. 

Aplicativo para os compradores
Uma das novidades da 63ª Pronegócio é o aplicativo desenvolvido pela empresa DSX Tecnologia para que os compradores possam gerenciar de forma mais dinâmica o contato com os fabricantes.
De acordo com o diretor da AmpeBr, Pierre Grotti, o aplicativo é uma extensão do QR-Code, novidade aplicada em rodadas anteriores e disponível no showrrom, onde os compradores do evento conseguem selecionar os fornecedores com quem querem negociar. “Nesta edição, estamos com o aplicativo sendo utilizado pelos compradores para que eles mesmos possam chamar, no momento oportuno, os vendedores que querem atender. Todo o controle fica na mão do comprador. Ele solicita, vê a disponibilidade do vendedor, e tem mais liberdade para poder gerenciar o seu tempo durante a rodada”, explica Grotti.
De acordo com ele, o aplicativo foi desenvolvido para facilitar o acesso do comprador, com serviço em nuvem, em que não é preciso que o comprador se conecte à rede da Pronegócio. “Isso facilitou bastante. Já conversamos com alguns compradores que adoraram a solução, acharam muito prático. Está tudo na mão deles. Queríamos uma maneira prática e rápida para que eles pudessem realmente usar e a experiência tem sido positiva”.


Escola de costura
Outra novidade desta edição é o espaço montado para a Escola de Costura da AmpeBr, dentro da Pronegócio. Na sala dedicada para o projeto, as alunas do curso confeccionam suas peças auxiliadas pela professora e coordenadora Maria Isabel Daroceski. O objetivo do espaço, é divulgar o projeto realizado pela AmpeBr, que oferece o curso básico de costura de forma gratuita, para formar novos profissionais para a área de confecção.
“A Escola foi criada em 2019 e já formamos mais de 800 iniciantes em costura, que não tinham nenhum conhecimento na área e, com o curso, aprendem a costurar e iniciar em uma nova profissão. Está sendo fantástico esse espaço aqui na Pronegócio, pois mostramos para os clientes o potencial do projeto, que supre a dificuldade de encontrar mão de obra. Temos um grande orgulho em fazer essa ação social gratuita para quem quer ingressar na profissão”, destaca o presidente Mauro Schoening.
Além disso, a AmpeBr deverá receber, ao longo da semana, a visita dos candidatos a prefeito na eleição suplementar de setembro. Na oportunidade, a entidade irá solicitar a todos os candidatos, a assinatura de um termo de compromisso, para que, quem seja eleito, mantenha a parceria da Prefeitura de Brusque na realização da Escola de Costura da AmpeBr.

Desfile

Nesta terça-feira, 15 de agosto, acontece o tradicional desfile da Pronegócio. Na passarela, 25 empresas participantes desta edição da rodada irão apresentar quatro looks cada, com as principais tendências da coleção Alto Verão 2023/2024. O desfile acontece no Clube Santos Dumont e é exclusivo para convidados. 

O presidente da AmpeBr destaca que o desfile é um momento-chave para a Pronegócio. “Os compradores conseguem visualizar as peças na passarela e, historicamente, no dia seguinte ao evento, as empresas que apresentam seus modelos no desfile, tem um grande número de negociações. É um momento importante de networking e muitos negócios”, completa.
A 63ª Pronegócio é exclusiva para lojistas de Santa Catarina e vai até quinta-feira, 17 de agosto. 

Galeria de fotos